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5 atitudes negativas para seu negócio





           É de conhecimento geral dos gestores de restaurantes, que a administração de alimentos e bebidas não é tarefa fácil. Normalmente requer conhecimentos técnicos e vivências práticas para que possamos compreender completamente a gestão de um estabelecimento. Porém nos meus anos de consultoria, notei que não são somente os princípios técnicos que influenciam numa gestão EFICIENTE e que traga lucros aos seus interessados. Existem outros fatores como, perspectivas de futuro; compreensão do papel do estabelecimento na sociedade; tratamento dos envolvidos nas operações (colaboradores e fornecedores); otimismo com relação ao próprio estabelecimento entre outros fatores que não citarei neste texto.
            Portanto, resolvi sair um pouco da temática dura e fria dos números e regras para falar um pouco do que está dentro de cada um. Auto Estima e conhecimento pessoal. Ambos são extremamente importantes na motivação e que consequente é extremamente importante para a gestão de um modo geral. Vejamos então, as 5 atitudes mais negativas e que atrapalham o sucesso de seu estabelecimento.

                  1.      Deixar tarefas para amanhã
            Quando organizamos a gestão de um restaurante, sempre pensamos no passado para mudar o presente e pensar estrategicamente no futuro. Dentro de um estabelecimento de alimentação existem diversos riscos de contaminação prazos determinados para consumo de matérias primas. Adiar tarefas podem afetar as rotinas do restaurante e consequentemente e Dessa forma nunca deixamos para amanha o que podemos fazer hoje.

                  2.      Fechar o estabelecimento antes dos horários divulgados publicamente
            É comum que alguns estabelecimentos, seja por falta de estoque, por falta de clientes ou simplesmente por cansaço dos funcionários fechem suas portas antes do horário habitual divulgado ao público. Ou caso que ocorre muito e não é menos prejudicial se relaciona a eventos paralelos, o famoso ‘’fechado para evento’’. Nesses casos relatados, o maior prejudicado é o próprio estabelecimento, que vai ferindo lentamente sua imagem na sociedade e principalmente deixando seus clientes INSEGUROS com relação aos serviços prestados. 
            O gestor deve ter consciência e estrutura física, de matérias primas e de mão de obra para cumprir com as promessas que faz a seus clientes e suprir a demanda que se propôs a atender.

                  3.      Destratar colaboradores
            Talvez a mais prejudicial de todas as atitudes negativas que abordamos é quando os gestores, proprietários ou chefes de setor destratam e subestimam seus colaboradores ou subordinados. A qualidade dos produtos e serviços de um restaurante, normalmente esta muito aliada a maneira como os funcionários enxergam o estabelecimento e consequentemente se comportam perante os clientes e perante suas responsabilidades. Quando não os valorizamos ou não proporcionamos meio ambiente saudável à prática dos afazeres diários, o reflexo é claro encima dos produtos e serviços entregues ao publicando. O resultado de tal atitude, a longo prazo pode ser o fechamento do estabelecimento ou a perda de credibilidade.

                  4.      Negligenciar o recebimento de mercadorias
            O primeiro controle de qualidade de um estabelecimento de alimentação é o recebimento de mercadoria. É nessa fase do processo produtivo que avaliamos e aceitamos os produtos que serão utilizados no dia a dia do restaurante, tanto no preparo de comida quanto na organização e limpeza. Portanto se seu estabelecimento negligencia ou não confere grande importância a esta etapa, você está correndo sério risco de oferecer produtos de menor qualidade aos seus comensais e consequente de ter perda de imagem pública.

                  5.      Não estar presente
            Se o ditado ‘’aos olhos do dono o negócio engorda’’, não fosse verdadeiro ele não resistiria ao tempo e não seria utilizado como exemplo de importância dos gestores estarem presentes diariamente nos estabelecimentos que são responsáveis. Não estou dizendo que devem abrir e fechar seus negócios todos os dias, mas a presença e fiscalização diária são imprescindíveis para o crescimento e para que os próprios colaboradores se importem com o local que trabalham.
            Para que a visita seja mais efetiva e proveitosa aconselho que se faça um check list daquilo que deve ser verificado todos os dias. Outra sugestão é que o próprio gestor ou proprietário, nesses momentos que estão presentes, conversem com os clientes, se apresentem e pegue diretamente com eles, suas opiniões e sugestões para o negócio. Siga esta dica e você compreenderá cada vez mais como funciona seu estabelecimento e como deve geri-lo.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
Tel: +55 (19) 996 646 572

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