Num mercado
tão dinâmico e que se atualiza a todo momento, não são poucas as tecnologias
disponíveis no mercado para auxiliar o gestor de restaurantes a melhorar sua
performance perante sua clientela e consequentemente conseguir investir mais no
setor, fazendo sua empresa crescer e prosperar. Por outro lado, existem
milhares de vendedores de equipamentos, softwares de gestão que, pela busca de
maiores vendas, oferecem soluções que muitas vezes mais atrapalham a gestão do
que efetivamente entregam os resultados esperados. Por isso viemos aqui trazer
algumas ferramentas de tecnologia que realmente podem fazer a diferença em seu
empreendimento. Além disso vamos descrever para quais estabelecimentos elas são
mais indicadas e em que situações elas não são indicadas.
Sistemas operacionais de gerenciamento
Talvez
dentro do mercado de alimentos e bebidas, eles sejam as tecnologias mais
disseminadas e importante na gestão de um restaurante. Por esse motivo encontramos
inúmeras opções de sistemas no mercado. Porém é importante entender qual mais
se adapta ao seu negócio. (em breve faremos um post sobre quais aspectos
prestar atenção na hora de contratar um sistema).
Fornos combinados
Tecnologias
para cocção de alimentos são um dos melhores investimentos que podemos fazer em
um restaurante. Apesar do alto valor de compra, um forno combinado traz ao
longo do tempo grande retorno em forma de rendimento de produtos e de qualidade
no preparo dos pratos. Mas aqui é preciso destacar que ainda existem poucas
marcas que produzem fornos combinados com qualidade para que possam
efetivamente trazer bom retorno ao estabelecimento. Infelizmente as marcas
nacionais ainda estão longe de atingir a qualidade dos produtos importados, mas
evoluíram a passos largos nos últimos anos.
Cardápios eletrônicos
Ainda estão
engatinhando em tamanho de mercado e em funcionalidade. Criado com o objetivo
de facilitar o atendimento ao cliente e também para substituir os garçons na
linha de frente do atendimento, os sistemas de cardápios online, ainda não
atenderam às expectativas dos usuários. Mas isso é por pouco tempo. Alguns
fatores ainda atrapalham o enraizamento dessa tecnologia no mundo dos
restaurantes, a tradicional idade do setor e a falta de conhecimento em
tecnologia dos clientes (isso mesmo que você leu) ainda atrapalham o objetivo final
do novo tipo de cardápio. Os garçons ainda precisam estar presentes nas casas
que adotaram o modelo, pois precisam explicar para os clientes o funcionamento
do cardápio eletrônico. E ainda não desenvolveram algo eletrônico para levar a
comida e as bebidas até a mesa. Portanto é uma tecnologia interessante, que a
médio/longo prazo irá sim atingir seu objetivo, porém ainda não atingiu o nível
de solução que interesse o mercado de alimentos e bebidas.
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