Um dos
grandes problemas que encontramos no setor de alimentos e bebidas é a falta de
profissionalização. Considerado por muitos um excelente mercado para se
investir, é muito comum termos profissionais de outras áreas empreendendo no
ramo de restaurantes. Porém na grande maioria dos casos, esses aventureiros,
trazem ideias já formadas, baseadas nas experiências de vida, viagens e comidas
preferidas, tratando seu negócio como uma extensão de seus gostos e costumes. O
que normalmente não funciona, porque clientes não frequentam seu restaurante
para comer o que você gosta de comer, mas sim para comer aquilo que eles gostam
de comer. Esse erro, comumente resulta em falência e perda de credibilidade
perante o mercado. Em raros casos, isso até funciona e normalmente nesses casos
que funcionam, existe uma grande parcela de gestão acertada em meio às vontades
e preferências do investidor.
Aqueles que
empreendem e conseguem um relativo sucesso com seu negócio, se fixam no mercado
e se tornam casas rentáveis e eficientes por um tempo. O problema começa a
aparecer, quando a clientela enjoa do empreendimento antes do gestor se
atualizar e trazer novidades. Entendo e compreendo que o mercado em geral,
atualmente, se atualiza muito rapidamente, muitas vezes até demais, o que é
péssimo para investimentos, como em nosso ramo, já que as taxas de retorno de
investimento, muitas vezes passam dos dois anos. Porém, não mudaremos o
mercado, e ele continuará cada vez mais trazendo e levando modas. Portanto,
cabe ao gestor e investidor nesse ramo estar constantemente atualizado com as
novidades e tecnologias do setor, para que possa trazer sempre novidades aos
seus clientes e não cair na mesmice.
Frequentar
feiras de tecnologia voltadas ao mercado e alimentos e bebidas, se atualizar com
cursos livres e rápidos, viajar, frequentar e conhecer a fundo os concorrentes
são excelentes dicas para que você esteja sempre por dentro das novidades do
setor e consequentemente continuar conquistando seus clientes. Lembre-se, hoje
em dia o cliente fiel e que não troca de marca está cada vez mais raro. Já
aqueles clientes que gostam de novidades e gostam de variar o menu estão cada
vez mais presentes e não hesitam em trocar de restaurante para provar uma
novidade no concorrente.
Se
atualizar com frequência é salvação e a garantia de um futuro longevo e
saudável para seu empreendimento. Estar atento à essas novidades, conquistará
cada vez mais clientes que gostam de provar o novo. Além de engajar sua equipe,
que sempre se sentirá orgulhosa de fazer parte de algo moderno, que respeita e
entende seus clientes!!
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