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Você se atualiza com que frequência?



Um dos grandes problemas que encontramos no setor de alimentos e bebidas é a falta de profissionalização. Considerado por muitos um excelente mercado para se investir, é muito comum termos profissionais de outras áreas empreendendo no ramo de restaurantes. Porém na grande maioria dos casos, esses aventureiros, trazem ideias já formadas, baseadas nas experiências de vida, viagens e comidas preferidas, tratando seu negócio como uma extensão de seus gostos e costumes. O que normalmente não funciona, porque clientes não frequentam seu restaurante para comer o que você gosta de comer, mas sim para comer aquilo que eles gostam de comer. Esse erro, comumente resulta em falência e perda de credibilidade perante o mercado. Em raros casos, isso até funciona e normalmente nesses casos que funcionam, existe uma grande parcela de gestão acertada em meio às vontades e preferências do investidor.

Aqueles que empreendem e conseguem um relativo sucesso com seu negócio, se fixam no mercado e se tornam casas rentáveis e eficientes por um tempo. O problema começa a aparecer, quando a clientela enjoa do empreendimento antes do gestor se atualizar e trazer novidades. Entendo e compreendo que o mercado em geral, atualmente, se atualiza muito rapidamente, muitas vezes até demais, o que é péssimo para investimentos, como em nosso ramo, já que as taxas de retorno de investimento, muitas vezes passam dos dois anos. Porém, não mudaremos o mercado, e ele continuará cada vez mais trazendo e levando modas. Portanto, cabe ao gestor e investidor nesse ramo estar constantemente atualizado com as novidades e tecnologias do setor, para que possa trazer sempre novidades aos seus clientes e não cair na mesmice.

Frequentar feiras de tecnologia voltadas ao mercado e alimentos e bebidas, se atualizar com cursos livres e rápidos, viajar, frequentar e conhecer a fundo os concorrentes são excelentes dicas para que você esteja sempre por dentro das novidades do setor e consequentemente continuar conquistando seus clientes. Lembre-se, hoje em dia o cliente fiel e que não troca de marca está cada vez mais raro. Já aqueles clientes que gostam de novidades e gostam de variar o menu estão cada vez mais presentes e não hesitam em trocar de restaurante para provar uma novidade no concorrente.

Se atualizar com frequência é salvação e a garantia de um futuro longevo e saudável para seu empreendimento. Estar atento à essas novidades, conquistará cada vez mais clientes que gostam de provar o novo. Além de engajar sua equipe, que sempre se sentirá orgulhosa de fazer parte de algo moderno, que respeita e entende seus clientes!!

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