Pular para o conteúdo principal

Tendências tecnológicas para os próximos anos




Estar atento às novas tecnologias e modismos do mercado de alimentação é essencial para quem quer estar sempre na ponta dos acontecimentos e sendo pioneiros em suas áreas. Mesmo que eu seja contra o excesso de modismos e acha-los perigosos, precisamos estar atentos a eles. Por isso todo ano existem diversas feiras que trazem para os empreendedores tudo que está acontecendo no mercado e quais serão os próximos passos que daremos rumo ao futuro.
Acontece em São Paulo todos os anos a maior feira de tecnologias voltadas ao segmento de alimentos e bebidas do brasil, a FISPAL. Mais do que uma feira para fazer networking e compras, ela nos mostra quais as tendências que veremos nos próximos anos dentro dos restaurantes. Algumas se tornarão modinhas e irão embora mais rápido do que chegaram, mas outras serão muito bem aceitas pelo mercado e se tornarão uma realidade de mercado.
Portanto fique atento às 3 tecnologias e modas que provavelmente veremos com mais frequência daqui para frente.
Sorvete ao vivo
Há um bom tempo, circula na internet vídeos amadores de uma nova técnica de fazer sorvetes. Utilizando uma chapa refrigerada, parecida com as tradicionais para hambúrguer, o sorvete é preparado na hora, misturando uma base de leite com recheios diversos e praticamente infinitos. No Brasil, a moda ainda não havia chegado, mas essa realidade deve mudar em breve. Na FISPAL 2018, um dos stands que estava mais cheio era justamente o da empresa que fabrica e vende essas chapas congeladas! Fique atento!
Terminal de auto pagamento
Apesar de não serem novidades, já que estão cada vez mais presentes em supermercados, e já caíram na graça da população dentro dos cinemas, os terminais de autosserviço para restaurantes com certeza serão uma realidade muito presente num futuro próximo! Especialmente desenvolvidos para fast foods, ou estabelecimentos sem atendimento em mesas, os terminais de auto pagamento auxiliam na redução dos custos de mão de obra, além de melhorar a eficiência do atendimento. Esse ano vimos pelo menos 3 empresas com soluções parecida na feira.   
Cardápios eletrônicos
Também não são novidades no mercado de alimentação, porém esse ano estavam com muita força na FISPAL. Suas funcionalidades e facilidades de utilização melhoraram muito se comprados aos últimos anos e os desenvolvedores desse tipo de sistema, que antes queriam vender também os hardwares, agora estão se concentrando na venda somente dos softwares. Essa mudança de visão dos desenvolvedores, vai facilitar e baratear o custo de implantação desse tipo de tecnologia. Com certeza nos próximos anos, veremos esse tipo de cardápio cada vez mais presente nos restaurantes.
Se você também acha que essas tecnologias estarão cada vez mais presentes nos estabelecimentos de alimentação, compartilhe esse texto com seus colegas de trabalho. Quanto mais fortes formos juntos, mais longe chegaremos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...