Pular para o conteúdo principal

Como escolher um sistema operacional para seu restaurante?




Uma das tarefas mais importantes da implantação de um novo estabelecimento de alimentação é a escolha de um sistema operacional de gerenciamento. Para que o sistema funcione de forma equilibrada e atenda suas expectativas e suas necessidades, é preciso pesquisar bem e conhecer diversos fornecedores. Para facilitar sua escolha, já escrevemos aqui no blog sobre a importância dos sistemas e como se aplicam em seu estabelecimento comercial. No texto de hoje, veremos quais aspectos devemos analisar na escolha de um sistema operacional.

Intuitividade

Diz respeito a facilidade de acesso e utilização dos sistemas. Todo sistema operacional deve ser intuitivo, ou seja, sem muito treinamento e somente seguindo as orientações da tela, qualquer usuário consegue entender a dinâmica do sistema e consegue utilizá-lo sem maiores problemas. Por isso, verifique se o sistema possui ícones e letras grandes de fácil leitura, se possuem a possibilidade da inserção de fotos e imagens dos pratos e bebidas para facilitar a visualização do garçom na hora da venda.

Facilidade de aprendizado

Seguindo na linha de intuitividade, a facilidade de aprendizado deve ser levada em conta no momento da escolha do sistema para sua empresa. Quando um sistema é intuitivo e fácil de trabalhar, todos os colaboradores, mas principalmente os garçons, trabalham mais tranquilos e reduzindo as dúvidas e os erros de lançamento. Ser fácil e intuitivo é uma das principais características que um sistema operacional deve ter. Aqui também pensamos no próprio gestor que deve aprender rapidamente a utilizar i sistema em 100% de sua capacidade. Já atendi clientes que quando fiz a entrevista para entender as necessidades da consultoria, perguntei se o sistema que ele utilizava oferecia a possibilidade montar fichas técnicas. Prontamente o gestor me respondeu que não, o sistema que ele possuía não disponibilizava fichas técnicas. Quando comecei a analisar o sistema e a “fuçar” mais a fundo, encontrei um local que poderia ser lançado as fichas técnicas, ou seja, nem o gestor e acredito que nem mesmo a pessoa que deu o treinamento sobre o sistema, sabiam dessa informação.

Relatórios

Para a escolha do sistema operacional, é muito importante que ele emita relatórios de todos os tipos e os mais variados possíveis. Isso nos ajudará a tomar decisões mais estratégicas, ou seja, baseadas em resultados e não em suposições. Abaixo estão os relatórios mais importantes que utilizaremos. Claro que se o seu sistema oferecer.

            Vendas

Nos ajudam a entender não só o total de vendas, mas também as vendas por grupo e por produto. Assim facilitando a tomada de decisão de retirar um prato do cardápio, ou mesmo, de investir em algum outro produto que esteja vendendo bem.

            Compras

O relatório de compras é extremamente importante para batermos com as listas de contagem de estoque e com os relatórios de vendas. Também podem ser gerais, por produto, por grupo de produto ou por fornecedor.

            Custos

Associado ao relatório de compras, o relatório de custos vais buscar nas fichas técnicas do sistema o custo atual de cada prato, drink ou preparação que você está vendendo no restaurante.

Manutenção e assistência

Não menos importante do que os itens anteriores, a assistência técnica oferecida pela empresa que está vendendo o sistema deve ser excelente, para não dizer perfeito. Eles devem oferecer todo o tipo de treinamento necessário além de apoio técnico quando solicitado e atender prontamente seu estabelecimento quando tiver um problem. Diferente de uma geladeira, que até é possível passar um fim de semana sem o sistema operacional não pode ficar fora do ar por muito tempo. Portanto assistência técnica deve ser algo muito bem detalhado pelo fornecedor do sistema.

De um modo geral, esses são os principais quesitos que devem ser analisados ao escolher um sistema operacional para seu negócio de alimentação. Lembrando sempre de que somente sistema, sem o acompanhamento com planilhas de conferencia, não funcionam e suas informações serão imprecisas. Espero que esse artigo tenha sido importante para você tomar sua decisão de compra. Nós vemos no próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p