Todo
restaurante sempre busca aumentar suas vendas. Normalmente o caminho que
utilizam para isso, é a criação de novos produtos, divulgação massiva nos meios
de comunicação locais e regionais além de promoções especiais. Porém muitos se
esquecem que podem melhorar suas vendas investindo da porta do restaurante para
dentro. Seguindo essa linha de raciocínio, podemos investir em duas áreas. Marketing interno, com a utilização dos
instrumentos de vendas e também no treinamento, qualificação e padronização do
trabalho dos colaboradores de salão.
Incentivos
Normalmente
encarados como supérfluos e pouco eficientes, os incentivos são completamente o
contrário dessa convenção. Nesse quesito, entram por exemplo o estabelecimento
e o cumprimento de metas pelas diferentes equipes e também individuais. A
escolha do funcionário do mês também pode ser considerado um incentivo e
melhora a produtividade de todos. Outro aspecto importante e com relação à
premiação desses colaboradores quando escolhidos como funcionário do mês ou
quando batem uma meta. De nada adianta estabelecer esses conceitos se a
premiação não vier atrelada. Se coloque no lugar do funcionário, você seria
incentivado a trabalhar mais e melhor se aos ser escolhido como funcionário do
mês você só ganhasse um abraço do gerente? Acredito que sua resposta é não, e
isso faz todo o sentido. Precisamos então estabelecer esses prêmios que podem
ser desde um valor em dinheiro ou premiações como vouchers de consumo no próprio estabelecimento ou em outros locais,
produtos que estejam ligados à área que o restaurante atua como livros, filmes
ou cestas de produtos alimentícios (não cesta básica, mas produtos mais
gastronômico e que incentivem o colaborador a renovar seu paladar e seus
conhecimentos).
Distribuição da taxa de serviço
Mesmo sendo
uma lei, a distribuição da taxa de serviço, ainda está longe de ser uma
unanimidade entre os gestores de restaurantes. Primeiro pela falta de
conhecimento sobre o assunto, segundo pela falsa impressão de que terão mais
custos com s distribuição da taxa de serviço. Portanto antes de prosseguir é
preciso fazer uma escolha, ou distribuímos a taxa de serviço como previsto em
lei (assista nosso vídeo explicando como está funcionando a taxa de serviço
atualmente) ou não cobramos a taxa de serviço de nossos clientes e, portanto,
não haverá a necessidade da distribuição entre os colaboradores.
Treinamentos
Um dos grandes
problemas que enfrentamos em restaurantes atualmente está relacionado ao que
chamamos de turn over, que nada mais
é do que a troca de funcionários. Em nosso mercado esse turn over tende a ser muito alto e isso é péssimo para qualidade
dos serviços oferecidos pelo restaurante. Portanto o ideal e que façamos
treinamento constantemente em nossa equipe. Esses treinamentos podem variar
desde específicos como vinhos, cervejas e vendas até treinamentos mais
genéricos como atendimento ao cliente ou conceitos gastronômicos.
Reuniões semanais/quinzenais
Associados aos
treinamentos as reuniões periódicas são essências para situar suas equipes em
como está o atendimento ou a qualidade dos produtos que serviços. Isso nos
ajudar a evoluir sempre, deixando de lado vícios que podem aparecer na equipe
de forma rápida, sem deixar tramas no pessoal. Esses treinamentos devem fazer
parte da política de serviços da empresa e deve ser feita com todas as equipes
por cada chefe de setor. E periodicamente deve ser feita uma reunião geral com
a liderança do gerente de AeB. Dessa forma seus colaboradores estarão sempre
atualizados e por dentro das diretrizes de sua empresa.
Seguindo todos
esses passos, dificilmente sua equipe não renderá mais do que rende atualmente.
Já comprovei na prática a eficiência de todas as dicas acima e sei que
funcionam perfeitamente em todos os tipos de estabelecimento. Espero que você
tenha aprendido um pouco mais sobre como engajar seus colaboradores e aumentar
a rentabilidade de seu negócio! Compartilhe com seus colegas de trabalho para
que a informação possa circular e chegar a mais profissionais!!
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