Pular para o conteúdo principal

COMO COLOCAR VALIDADE NOS PRODUTOS MANIPULADOS NA COZINHA?

    Etiquetar os produtos que são manipulados ou abertos na cozinha ou no bar de seu restaurante é um dos requisitos da vigilância sanitária. Apesar de obrigatório, muitos estabelecimentos ainda não o fazem e por isso estão correndo dois grandes riscos. O primeiro é de serem multados e de perder todas as mercadorias sem data de validade e em segundo lugar, de perder mercadorias pois não há controle sobre o que é manipulado e aberto durante os processos de produção.
Para tornar esse processo mais eficiente, é preciso aprender qual a validade dos produtos que manipulamos e abrimos. Basicamente existem duas formas muito simples para entender a validade de seus insumos. A primeira delas serve para os alimentos embalados e está na própria embalagem. Note que na maioria dos alimentos industrializados e embalados, existem duas datas de validades distintas. 

    A primeira é referente a validade daquele produto fechado, ou seja, da maneira como foi comprado, ainda com a embalagem lacrada. A segunda está localizada próxima ao local de abertura da embalagem e diz quanto tempo e sob quais condições aquele produto pode ser armazenado após ser aberto. Para ser mais claro, vamos aos exemplos: Um litro de leite terá a data de validade do produto lacrado, normal, nós sempre olhamos essa data ao receber ou ao comprar esse produto para nosso restaurante. Próximo ao local de abertura vai estar escrito a seguinte frase (ou algo parecido com isso) "Após aberto, manter sob refrigeração e consumir em 5 dias".

    A segunda maneira de saber qual a validade de determinado produto manipulado, é utilizar a planilha de validade, que inclusive está disponível no primeiro link dessa postagem. Nela estarão descritas uma série de produtos manipulados que utilizamos nas cozinhas. E ao lado estará a data de validade prevista. Perceba que a data de validade dos produtos, sempre será condicionada de uma meio de armazenagem específico. Ou seja, um peixe assado, deverá ser armazenado na geladeira a 5°C por até 3 dias.

    Seguindo essas orientações e fixando a planilha disponibilizada nas áreas de produção de seu restaurante, fica muito mais fácil orientar e conscientizar seus colaboradores sobre a importância de etiquetar os alimentos após manipulados ou abertos!



ACESSE NOSSOS CURSOS ATRAVÉS DO LINK:
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultor...
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogs...
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...