Pular para o conteúdo principal

COMO COLOCAR VALIDADE NOS PRODUTOS MANIPULADOS NA COZINHA?

    Etiquetar os produtos que são manipulados ou abertos na cozinha ou no bar de seu restaurante é um dos requisitos da vigilância sanitária. Apesar de obrigatório, muitos estabelecimentos ainda não o fazem e por isso estão correndo dois grandes riscos. O primeiro é de serem multados e de perder todas as mercadorias sem data de validade e em segundo lugar, de perder mercadorias pois não há controle sobre o que é manipulado e aberto durante os processos de produção.
Para tornar esse processo mais eficiente, é preciso aprender qual a validade dos produtos que manipulamos e abrimos. Basicamente existem duas formas muito simples para entender a validade de seus insumos. A primeira delas serve para os alimentos embalados e está na própria embalagem. Note que na maioria dos alimentos industrializados e embalados, existem duas datas de validades distintas. 

    A primeira é referente a validade daquele produto fechado, ou seja, da maneira como foi comprado, ainda com a embalagem lacrada. A segunda está localizada próxima ao local de abertura da embalagem e diz quanto tempo e sob quais condições aquele produto pode ser armazenado após ser aberto. Para ser mais claro, vamos aos exemplos: Um litro de leite terá a data de validade do produto lacrado, normal, nós sempre olhamos essa data ao receber ou ao comprar esse produto para nosso restaurante. Próximo ao local de abertura vai estar escrito a seguinte frase (ou algo parecido com isso) "Após aberto, manter sob refrigeração e consumir em 5 dias".

    A segunda maneira de saber qual a validade de determinado produto manipulado, é utilizar a planilha de validade, que inclusive está disponível no primeiro link dessa postagem. Nela estarão descritas uma série de produtos manipulados que utilizamos nas cozinhas. E ao lado estará a data de validade prevista. Perceba que a data de validade dos produtos, sempre será condicionada de uma meio de armazenagem específico. Ou seja, um peixe assado, deverá ser armazenado na geladeira a 5°C por até 3 dias.

    Seguindo essas orientações e fixando a planilha disponibilizada nas áreas de produção de seu restaurante, fica muito mais fácil orientar e conscientizar seus colaboradores sobre a importância de etiquetar os alimentos após manipulados ou abertos!



ACESSE NOSSOS CURSOS ATRAVÉS DO LINK:
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultor...
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogs...
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p