Promover um colaborador é tão difícil quanto demitir um colaborador. Isso porque, muitas vezes a chance de errarmos é bastante grande. Antes de promovermos um colaborador, precisamos nos atentar em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Lembre-se, promover um funcionário, pode ser ruim para seu negócio, assim como pode ser negativo para seu funcionário. Principalmente se ele não tiver consciência sobre o cargo e as responsabilidade que virão com tal promoção. Portanto antes de promover um colaborador é preciso entender se ele efetivamente compreende o que está por vir e se ele efetivamente quer se promovido. Nesse momento temos que compreender que algumas pessoas podem ser muito boas em determinadas funções, o que não significa que serão boas líderes de equipe. E esse é um dos maiores problemas que ocorrem nas promoções em bares e restaurantes.
Outro ponto relevante a ser notado é se esse colaborador possui as especificações técnicas do novo cargo que ele está para assumir. Dependendo do cargo, como chef de cozinha e maître, qualificações técnicas provenientes de estudo em escolas de gastronomia e serviços, pode ser muito importante, tanto para que esse colaborador saiba treinar seus subordinados, quanto possa exercer as tarefas de gestão que são inerentes aos dois cargos citados.
Também devemos nos atentar se esse colaborador, conseguira conquistar o respeito de seus colegas. Normalmente se ele faz parte da "turma" essa promoção pode não funcionar. Sabe aquele grupinho que fica fazendo brincadeiras, que são amigo tanto dentro do trabalho, quanto fora. Então,. nesses casos a promoção pode fazer com que esse colaborador, por fazer parte desse grupo, não consiga conquistar seu respeito, e acabe muitas vezes perdendo rendimento nas tarefas que deve executar.
Portanto, devemos estar muito atentos nesses movimentações de promoções, inclusive, se possível, contando com a ajuda de um profissional como psicólogo especializado em recursos humanos, para auxiliar nesses processos.
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