Pular para o conteúdo principal

Food Truck: Vale a pena investir?

    Investir no mercado de food truck é o sonho de muitos empreendedores. Porém é um caminho desafiador e exige muita dedicação e tanto conhecimento técnico quanto para quem pretende abrir um restaurante. Infelizmente nos último anos, foi propagado de forma errônea que empreender um novo negócio em um food truck seria mais fácil e simples, pois o funcionamento é mais simples. E isso acabou levando muita gente a falir seus negócios e perder seus investimento. 
Para que isso não ocorra, demos algumas dicas que são fundamentais para que você não erre nessa empreitada e possa efetivamente saber se vale ou não a pena investir nesse ramo. 

    Em primeiro lugar é preciso entender que para investir em food trucks é preciso ter todas as aprovações e autorizações dos órgãos de vigilância sanitária de sua cidade, já que independente de qualquer coisa estamos lidando com alimentos. Em alguns casos, inclusive, se a produção do pré-preparo for feito fora do truck, é preciso que esse local passe por fiscalização também. 

    Outro fator preponderante na hora de empreender em comida de rua, é a escolha da localização. Não é só estacionar seu truck em qualquer rua e começar a comercializar. Muitas cidades possuem regras muito claras e rigorosas com relação ao comércio ambulante. Portanto, uma das soluções é alugar o estacionamento de alguma grande loja ou fazer alguma parceria com algum comércio, por exemplo, de cervejas artesanais para comercializar seus produtos nesses locais. 

    Também é preciso que você pense num menu que seja adequado ao local que irá comercializar e que não sejam tão perecíveis e que necessitem de equipamentos muito robustos de resfriamento como congeladores e refrigeradores muito potentes, já que a energia elétrica será fornecida, ou por um gerador ou pela rede de energia do local onde você estará instalado. O menu também irá influenciar no tipo de equipamento que você precisará, portanto se você for muito ousado em seu menu, poderá ter problemas para instalar equipamentos em seu truck. Por exemplo, oferecer pizzas assadas em forno à lenha. Claro que é possível, mas a dificuldade e o "quebra cabeça" que você terá que fazer será monstruoso. 

    No final das contas é preciso pensar que esse é sim um bom investimento e os food trucks estão, mais do que nunca voltando a crescer e se estabilizar, não mais como uma moda, mas agora como um mercado sólido e importante!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p