O mercado de confeitaria é um dos maiores e mais importantes dentro da gastronomia em geral. Está muito atrelado à vida dos brasileiros e a cada ano ganha mais e mais adeptos. Mas será que vale a pena investir nessa área? Quais são os maiores problemas que podemos enfrentar? Vamos entender um pouco mais sobre esse mercado em mais esse vídeo/artigo que criamos para você que pretende empreender na área!
Um dos fatores mais importantes para fazer das confeitarias um ótimo negócio para se investir é o fato de os brasileiros possuírem forte ligação com a área. Ou seja, faz parte da vida festeira dos brasileiros contratarem serviços de confeiteiras para elaboração de bolos e docinhos para festas, portanto é muito comum que encontremos esses profissionais em praticamente todos os rincões desse país. Só por esse motivo já digo que sim, vale muito a pena investir nessa área de atuação dentro do mercado da gastronomia.
Porém existem outras áreas dentro da confeitaria que podem receber a sua atenção, como por exemplo as doçarias que preparam doces típicos, como compotas e doces cristalizados. Esse tipo de confeitaria está em evidência nos dias de hoje e ganhou muita força por causa dos movimentos de slow food e preservação de culturas tradicionais ganhando novamente a mesa dos brasileiros e ganhando roupagens mais modernas a antenadas com o mercado de gastronomia profissional
Outra área que cresceu muito nos últimos anos é a de bolos caseiros, aqueles bolos da vovó que muitos não sabem preparar e que começaram a comprar já que começou a surgir no mercado esse tipo de negócio. Também há a alta confeitaria que foca em produtos mais premium dedicados a produtos autorais e de alta gastronomia, muitas apostam nos estilo francês para chamar a atenção, já que esse tipo de confeitaria surgiu justamente na França.
Porém existem algumas dificuldades nesse mercado que devem ser levados em conta. Por exemplo a precificação dos produtos. Muitas confeiteiras, principalmente aquelas que preparam bolos e docinhos para festas possuem dificuldades nessa área por dois fatores. Falta de conhecimento técnico e concorrência que pratica preços muito baixos. Portanto, é preciso entender que se você escolheu um nicho de mercado com um tipo de produto específico, você precisa precifica de acordo com os custos efetivos que você possui e de acordo com o público que você atende, sem se prender tanto na concorrência. Ou seja, é preciso demostrar através de marketing que seu produto possui determinadas características e por isso os valores cobrados são condizentes com a qualidade que você entrega.
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