O mercado de delivery já vinha crescendo muito nos últimos anos. Com a pandemia de Covid-19 o mercado se intensificou de forma assustadora e trouxe para o mercado novos conceitos que até então estavam engatinhando. Um dos grandes exemplos são as dark kitchens, locais feitos exclusivamente para o preparo de produtos para delivery. Hoje é cada vez mais comum vermos empresas criando seus negócios somente baseados nas dark kitchens. Outro mercado que crescer absurdamente foram os apps de delivery. Antes da pandemia, já vinha sendo grande aliados dos negócios de alimentação e proporcionando de certa forma a possibilidade de que pudesse oferecer seus produtos à um leque muito maior de clientes. Mas será que hoje vale a pena estar presente nesses apps? Será que o empresário conseguiria ter a mesma capilaridade se estivesse investindo de forma individual em seu delivery e em suas entregas? É isso que vamos responder hoje.
Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que não concordo com as altas taxas cobradas por todos os apps como Ifood, Uber Eats e Rappy, porem por outro lado, existem diversas maneiras de precificar seus produtos contemplando tais taxas e mantendo a lucratividade de seu empreendimento. Não vou entrar nesse detalhe agora, pois esse é papo para um próximo texto/vídeo.
Fato é que hoje, se você quer estar sendo visto e se quer efetivamente aumentar suas vendas de delivery, é fundamental estar presente em todos os apps, pois é lá que os clientes buscam suas opções de almoço, jantar ou sobremesa. Portanto, pode falar o que quiser, não estar nesses apps é quase como assinar uma sentença de morte para seu estabelecimento. Vejo por ai diversas empresas vendendo soluções milagrosas como desenvolver seu próprio app de entregas, mas é mais do que obvio que isso não funciona, já que seus consumidores não irão baixar seu app para fazer um pedido a cada 30 dias, se é que ele consome com essa frequência me seu negócio. Pior ainda seria se os clientes tivessem que baixar todos os apps dos restaurantes que eles gostam. Portanto para que você seja visto é fundamental que esteja vendendo em pelo menos um dos grandes aplicativos do mercado.
De forma bem direta, pense em precificar seus produtos de forma a contemplar as taxas dos aplicativos, mesmo que isso faça com os preços fiquem diferentes dos praticados para consumo no local. Isso vai garantir que seu negócio seja rentável e consiga entregar o que é necessário para obter lucros com delivery.
Comentários
Postar um comentário