Pular para o conteúdo principal

Você conhece o UNIFORME do GARÇOM? Você vai se surpreender!

    O mercado de bares e restaurantes evolui todos os dias. Muitas tendências, modas e novas tecnologias chegam e vão embora, muitas vezes sem percebemos. Nesse contexto, precisamos estar atentos a esses movimentos para não ficarmos parados no tempo e com isso ficarmos "ultrapassados". O uniforme dos garçons é um exemplo de ferramenta que se atualiza constantemente trazendo novos visuais e mais modernidade para os trabalhadores do setor do salão. Muitos restaurantes não percebem essa evolução e acabam, muitas vezes por comodismo utilizando o mesmo uniforme por anos e passando uma impressão ruim em seus clientes. Em nosso texto e vídeo de hoje vamos falar um pouco dessa evolução e sobre quais os tipos de uniformes podemos utilizar nos dias de hoje!

    Os uniformes dos garçons possuem dois tipos distintos, dentre os quais existem vários estilos. Entre os dois tipos colocamos os clássicos e os modernos. E claro, dentro de cada uma dos dois tipos podemos uma sorte enorme de estilos e variedades. Basicamente quando falamos em uniforme clássico de garçom. já nos vem a mente o famoso uniforme de "pinguim". Assim ficou conhecido, pois mesclava o preto e o branco. Camisa branca, calça preta, gravata borboleta ou gravata normal, sapato preto, avental de cintura e em alguns casos um colete preto. Já o maître usava no lugar do colete um blazer preto indicando que estava num nível acima na hierarquia do salão. Esse tipo de uniforme, até certo ponto está defasado e desatualizado, dando espaço para mais criatividade e informalidade. Porém o uniforme clássico, pode ser utilizado dentro de uma contexto proposital, quando queremos representar um restaurante com gastronomia tradicionalista e clássica, porém produtos e serviços devem fazer jus a tipologia pretendida. Mas de um modo, pode passar a impressão de algo antigo e defasado. CUIDADO!

    Já o uniforme moderno é menos estático e pode receber a criatividade e a inovação que for pretendida pela tipologia do restaurante em questão. Existem hoje em dia, vários formatos mais modernos, com camisas de cores diferentes, com cortes mais modernos e logomarcas de suas empresas. No lugar das camisas, podemos utilizar camisetas tipo polo. Com relação às calças podemos utilizar desde as clássicas sociais pretas, mas também as jeans, desde que padronizadas entre todos os colaboradores. O avental não sai de cena e continua junto ao garçom, mas agora pode ser de cintura ou de pescoço. No caso dos uniformes modernos, temos que nos atentar a dois fatores. Primeiro é que devem respeitar todo o branding da marca. Isso é, as cores, as logomarcas e identidade visual em geral. Também devemos tomar cuidado para que o uniforme seja único, ou seja, não pode ser confundido com as roupas dos clientes em geral. Muita atenção a esse quesito, para eventualmente não causar constrangimento à algum cliente que esteja usando roupa semelhante. 

    Agora que você já conhece os tipos de uniformes e os cuidados que deve ter ao criar suas identidade, é só pensar em algo bonito e marcante, que faça com que os garçons tenham orgulho de vestir e representar sua empresa!



ACESSE NOSSOS CURSOS ATRAVÉS DO LINK:
https://www.udemy.com/user/pedro-henrique-tavares-ramos/
Se PROFISSIONALIZAR nos dias de hoje é ESSENCIAL para se diferenciar no MERCADO. Aproveite essa OPORTUNIDADE fazendo seu curso em uma EMPRESA que POSSUI mais de 11 ANOS NO MERCADO atuando em ESCOLAS RENOMADAS, Faculdades de GASTRONOMIA, além da EXPERIÊNCIA de IMPLANTAR e reformular mais de 100 estabelecimentos de ALIMENTAÇÃO no Brasil e América do Sul.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
Conheça nosso instagram: https://www.instagram.com/gastronomiaprofissionaloficial/?hl=pt-br
Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultoriaaeb/
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogspot.com.br/
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p