Pular para o conteúdo principal

Breve História da Cozinha Italiana - Receita de Risotto Milanês




            Podemos considerar a gastronomia italiana como um patrimônio de sua própria história, além de suas belas paisagens e de sua rica arquitetura, os italianos encontraram na culinária um grande motivo para se orgulhar.

            A historia da gastronomia italiana pode ser descrita a partir do século IV a.C., onde foi fortemente influenciada pela culinária oriental com ingredientes como azeite, especiarias e principalmente o cultivo do trigo. Aqui se formou as bases produtivas e criativas dos povos da península itálica, pois o trigo veio a ser mais tarde o ingrediente mais consumido, chegando a virar inclusive, moeda nas transações comerciais. Ao longo dos séculos, sofreu inúmeras mudanças absorvendo ingredientes de outros povos e misturando com aqueles que a terra já fornecia.

            Durante o império Romano, existia em Roma um grande mercado, conhecido como mercado circular, onde caravanas do mundo inteiro trocavam e vendiam e compravam produtos e ingredientes. Isso possibilitou que a variedade de alimentos a mesa se ampliasse, enriquecendo a culinária italiana que conhecemos hoje.

            Após a descoberta da América, a culinária italiana passou por mais uma forte evolução, com a introdução de novos ingredientes como o café (famoso espresso italiano) e o cacau, a gastronomia itálica se enriqueceu e mais uma vez, mostrou ao mundo como os italianos são apaixonados por comida e mais ainda, como são especialistas em trabalhar com novos ingredientes e transformá-los em base de sua alimentação.

            Podemos dizer também que são grandes inventores e que contribuíram fortemente para muitos dos pratos mais populares de nossa culinária atual. As massas, que foram trazidas da china, sofreram muitas alterações e ganharam centenas de novos formatos e novas receitas. Não podemos esquecer-nos do risoto, outra invenção italiana de sucesso, que hoje toma os restaurantes do mundo com versões regionalizadas. E é claro, que não daria para deixar de lado a pizza, talvez o maior representante da culinária italiana no mundo, foi se desenvolvendo ao longo dos anos e hoje possui características diferentes ao redor do globo.
           
            Tudo isso, somado as diferenças geográficas (montanhoso ao norte, plano ao sul, com ilhas e uma costa extensa) proporcionou um fenômeno comum em países com rica história gastronômica. Ocorreu o que chamamos de regionalização da gastronomia ou cozinhas de TERROIR, ou seja, cada região italiana consolidou em sua cultura regional, pratos e produtos típicos de seu povo contribuído para o crescimento e desenvolvimento da gastronomia da Itália.


Receita
Risotto Milanês

Ingredientes

           ·         400 gramas de Arroz arbóreo
           ·         1 Cebola média
           ·         2 dentes de Alho
           ·         50 gramas de Manteiga  
           ·         80 mls de Vnho Branco
           ·         1 litro de Caldo de carne
           ·         10 gramas de Cúrcuma ou açafrão da terra
           ·         80 gramas de parmesão ralado
           ·         QB Pimenta do reino
           ·         QB Sal

Modo de preparo

  1. Pique a cebola e o alho bem finos.
  2. Aqueça uma panela e sue a cebola e o alho em uma colher de manteiga.
  3. Adicione o arroz e mexa até que todos os grãos estejam envoltos em manteiga
  4. Acrescente o vinho branco e reduza até quase secar
  5. Adicione o fundo aos poucos (duas conchas por vez) e cozinhe em fogo médio alto, mexendo constantemente.
  6. Quando estiver no ponto desligue e acrescente a manteiga gelada, o queijo parmesão e corrija com sal e pimenta.
  7. Sirva imediatamente com salsa salpicada por cima.


Dica: A partir dessa receita básica, podemos criar qualquer tipo de risotto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p