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Trabalhando a excelência no atendimento ao cliente – parte 1



                Atualmente restaurantes enfrentam concorrência cada vez mais acirrada e para se adaptarem são obrigados a passar por mudanças cada vez mais constantes. Nesse contexto, a valorização do atendimento ao cliente, a excelência no atendimento se torna um dos grandes diferenciais para se alcançar e se manter no mundo dos negócios gastronômicos. Iremos compreender que a excelência no atendimento ao cliente é uma arte e que pode e deve ser aprendida e desenvolvida por todos os envolvidos nos processos do restaurante.
                Os investimentos com produtos (Matéria prima), tecnologia e marketing não são suficientes para manter um restaurante se, no contato com o cliente, não houver todo um processo de qualidade para o atendimento com excelência. As pessoas que lidam dia-a-dia com os clientes são as que transmitem a confiabilidade e a qualidade dos serviços da empresa. O desempenho do profissional determinará a relação de lealdade, ou não, do cliente com o estabelecimento. Sendo assim, sem a dedicação adequada e treinamentos constantes, um colaborador pode pôr a perder os clientes de seu empreendimento gastronômico e, conseqüentemente, pode pôr em risco toda uma estrutura organizacional.

Importância em desenvolver a excelência no atendimento ao cliente
                Excelência no atendimento ao cliente é um conceito aplicável a todas as indústrias, empresas, organizações e seus funcionários. Não é um conceito que deva ficar confinado à frente do atendimento de lojas, hotéis, restaurantes, companhias aéreas, etc. É também aplicável aos atendentes de telefone, aos departamentos financeiros que trabalham para a organização e aos executivos que têm de apresentar um alto grau de liderança, apoio e orientação às suas empresas. Têm importância direta tanto nas empresas estatais como nas privadas. Para os clientes, todo e qualquer funcionário é a empresa. Mas é nos restaurante que iremos focar, nessa série de textos falaremos de como os colaboradores dos estabelecimentos de alimentação podem aplicar a excelência no atendimento e transformar as realidades de seus locais de trabalho. É o desempenho deste colaborador, no contato com o cliente que determina uma relação de fidelidade e confiança.
                Pesquisas demonstram que os clientes decidem quais restaurantes frequentar, baseados nas experiências pessoais que tiveram anteriormente, principalmente no tocante ao relacionamento com o estabelecimento. Preços, anúncios, localização, produtos e serviços os atraem apenas uma vez, mas a qualidade da relação pessoal é que os fazem retornarem. Preço, gosto, serviços e produtos pesam muito menos na balança em relação às sensações e sentimentos que os clientes acabam formando. Clientes estes, que são um valioso patrimônio a se investir, e que muitos empresários menosprezam esse conceito afirmando que melhorias e treinamentos custam muito caro. Esta ideia leva muitas empresas a partirem para o caminho inverso e optar pela redução ou até mesmo corte desse custo. Isso não significa apenas a redução de pessoal, treinamento, salários, benefícios, mas sim a redução de benefícios que se faz para o cliente (qualidade, conforto, entrega, prazo de pagamento, etc.).
                Existem os mais variados tipos de clientes, mas é certo que hoje a grande maioria não quer apenas pagar pelo produto básico, eles realmente querem pagar pelo custo de um atendimento diferenciado, de maior qualidade.
                Na relação cliente x profissional dentro de um restaurante, qual seria a maneira mais adequada de se estabelecer o trato com o cliente? Nos próximos artigos exploraremos mais esta relação que, se tratada como prioridade, pode transformar a visão de seu negócio no mercado! Não perca!!


Érico Martins
Chef e Consultor da PhiX Consultoria

Tel: +55 (11) 9 9366 1127

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