Pular para o conteúdo principal

Projetos de cozinhas IV – Áreas essenciais



           Como vimos até agora, elaborar um projeto de cozinha é uma tarefa árdua e destinada a profissionais que entendem de fluxo de mercadorias e pessoas e que principalmente sabem analisar e prever demandas para o futuro empreendimento ou para as mudanças previstas num restaurante que já funcione. No texto de hoje, após colhermos todas as informações necessárias para começar os esboços do desenho da cozinha, precisamos destacar as áreas que são essências para o funcionamento eficiente da cozinha.
                Mas antes de relacionar as áreas essenciais comuns à maioria dos restaurantes, precisamos entender que áreas são essas áreas. Todos restaurantes, independente do tipo, tamanho ou preço, tem partes que são comuns entre eles e que são necessárias para o bom funcionamento das outras áreas peculiares a cada tipo de restaurante. Para ser mais claro, é como uma casa, todas elas devem ter banheiros, porém não necessariamente precisam ter quarto, cozinha ou sala (podem ser integrados e não ocuparem um cômodo), mas banheiro independente do tipo de casa, da menor kitnet até a maior das mansões terá que ter banheiro.
                Dessa forma, separando o que essencial do que não é, podemos ver com clareza dois pontos significantes: Custo mínimo do projeto e consumimos fazer uma divisão mais lógica do espaço disponível.
                Vejamos abaixo algumas das áreas essências comuns à maioria dos restaurantes.

   ü  Copa suja e Copa limpa
                As copas ou área de lavagem e limpeza, são as centrais que organizam e se responsabilizam por toda a limpeza do restaurante, além de ter a função de lavar, secar e organizar tudo que diz respeito a utensílios de serviço (pratos; talheres e copos) e utensílios de produção (panelas GN’s entre outros) São consideradas essenciais, pois são necessárias em todos os tipos de restaurantes. Pense num restaurante sem área destinada a limpeza e lavagem! Não funcionaria!

   ü  Estoque de mercadorias
                Ter um bom espaço de estoque é uma dos pilares do controle de custos, pois com espaço adequado podemos programar as compras e com isso conseguimos comprar com melhor qualidade. Por isso o classifico como área essencial. É muito importante que o estoque seja de fácil acesso às instalações do restaurante e que possibilitem a armazenagem dos produtos com segurança e higiene.

   ü  Área de recepção e higienização de mercadorias

                Esta é uma área de extrema importância para a higiene na manipulação dos alimentos. Antigamente era considerada supérflua e deixada de lado na maioria dos projetos de cozinha. Hoje se tornou essencial, inclusive por recomendação da Vigilância Sanitária. Essa área ajuda na padronização das matérias primas e consequentemente ajuda a melhorar a qualidade dos produtos que entram no estabelecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...