Todos sabem
que organizar restaurantes, não é tarefa fácil. Principalmente quando envolve
diversos chefes de setor e colaboradores de diferentes áreas. Porém não é algo
impossível e pode ser colocada em prática de maneira simples e intuitiva e que
crie padrões que sejam sólidos e duradouros. Em nosso artigo de hoje veremos 3
dicas super fáceis que com certeza facilitarão seu dia a dia.
Dica 1 –
Não confie em sua memória
Por mais que
pensemos que nossa memória é boa, de vez em quando ela nos deixa na mão. E
normalmente nos momentos que mais precisamos dela. Por isso não devemos nunca
confiar plenamente em nossa memória. Ao longo da rotina de um restaurante temos
inúmeras tarefas para completar. Utilize listas ou os famosos check lists. Eles são grandes aliados
quando precisamos organizar detalhes das tarefas diárias ou detalhes de eventos
paralelos. Muitas vezes quando caímos na rotina, começamos, sem perceber, a
esquecer de pequenas tarefas, um check
list com todas essas tarefas acabarão com esses pequenos esquecimentos.
Dica 2 –
Distribua tarefas
Junto ao check list, distribua as tarefas e anote
os responsáveis. Dessa forma quando for conferir o resultado da divisão dos
afazeres, você saberá de quem cobrar. Essa atitude acaba com o famoso ‘’não fui
eu que fiz’’ e melhora os padrões de organização do seu estabelecimento. Outro
aspecto importante na distribuição de tarefas é que conseguimos conhecer melhor
nossos colaboradores e assim promover aqueles que são mais eficientes.
Dica 3 –
Catalogue produtos de estoque por grupos
Quando for
catalogar produtos de estoque ou inventário de equipamentos e utensílios, não
utilize a catalogação por ordem alfabética. Dê preferencia para dividi-los em
grupos de acordo com o tipo. Por Exemplo: Grupo dos congelados; Grupo de
Hortaliças; Grupo das Frutas; Grupo dos farináceos. Dessa forma fica mais fácil
localizar o produto desejado dentro do estoque e dentro de suas planilhas e
sistema. Mesmo na disposição dos produtos no estoque, procure distribui-los da
mesma forma que nas planilhas de controle.
Seguindo
essas dicas você verá que suas tarefas começam a se tornar mais simples e o
tempo de execução começa a ficar mais curto e rápido. E nunca se esqueça, o
lucro de seu estabelecimento é um resultado do seu trabalho como gestor. Se
seus negócio funciona de forma organizada e com profissionais pró ativos o
sucesso será quase certo!
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX
Consultoria
E-mail: pedroramos.phix@outlook.com
Tel: +55 (19) 996 646 572
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