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Dicas para organizar e padronizar seu restaurante!!





           Todos sabem que organizar restaurantes, não é tarefa fácil. Principalmente quando envolve diversos chefes de setor e colaboradores de diferentes áreas. Porém não é algo impossível e pode ser colocada em prática de maneira simples e intuitiva e que crie padrões que sejam sólidos e duradouros. Em nosso artigo de hoje veremos 3 dicas super fáceis que com certeza facilitarão seu dia a dia.

Dica 1 – Não confie em sua memória
            Por mais que pensemos que nossa memória é boa, de vez em quando ela nos deixa na mão. E normalmente nos momentos que mais precisamos dela. Por isso não devemos nunca confiar plenamente em nossa memória. Ao longo da rotina de um restaurante temos inúmeras tarefas para completar. Utilize listas ou os famosos check lists. Eles são grandes aliados quando precisamos organizar detalhes das tarefas diárias ou detalhes de eventos paralelos. Muitas vezes quando caímos na rotina, começamos, sem perceber, a esquecer de pequenas tarefas, um check list com todas essas tarefas acabarão com esses pequenos esquecimentos.

Dica 2 – Distribua tarefas
            Junto ao check list, distribua as tarefas e anote os responsáveis. Dessa forma quando for conferir o resultado da divisão dos afazeres, você saberá de quem cobrar. Essa atitude acaba com o famoso ‘’não fui eu que fiz’’ e melhora os padrões de organização do seu estabelecimento. Outro aspecto importante na distribuição de tarefas é que conseguimos conhecer melhor nossos colaboradores e assim promover aqueles que são mais eficientes.

Dica 3 – Catalogue produtos de estoque por grupos
            Quando for catalogar produtos de estoque ou inventário de equipamentos e utensílios, não utilize a catalogação por ordem alfabética. Dê preferencia para dividi-los em grupos de acordo com o tipo. Por Exemplo: Grupo dos congelados; Grupo de Hortaliças; Grupo das Frutas; Grupo dos farináceos. Dessa forma fica mais fácil localizar o produto desejado dentro do estoque e dentro de suas planilhas e sistema. Mesmo na disposição dos produtos no estoque, procure distribui-los da mesma forma que nas planilhas de controle.

            Seguindo essas dicas você verá que suas tarefas começam a se tornar mais simples e o tempo de execução começa a ficar mais curto e rápido. E nunca se esqueça, o lucro de seu estabelecimento é um resultado do seu trabalho como gestor. Se seus negócio funciona de forma organizada e com profissionais pró ativos o sucesso será quase certo!


Pedro Ramos

Chef e Consultor da PhiX Consultoria

E-mail: pedroramos.phix@outlook.com


Tel: +55 (19) 996 646 572

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