Pular para o conteúdo principal

COMO GARANTIR A QUALIDADE DO SEU CARDÁPIO??

    Apostar no mercado de restaurantes pode ser uma excelente saída para quem quer empreender. Principalmente quando temos alguma ideia que realmente pode nos levar ao sucesso. Algum prato, produto ou serviço que podem realmente agradar ao público e levar nosso nome à muitos clientes. Esse fenômeno é muito comum e já atingiu muitos empreendedores da área. 

    O grande problema acontece quando o empreendimento cresce e com isso alimentam também os custos. Também pode aparecer quando o proprietário, sem experiência ou conhecimentos técnicos, precificam seus produtos de forma errada levando, muitas vezes ao prejuízo. Um segundo problema aparece quando esse empresário, tentando melhorar seus números, ao invés de precificar da maneira correta, prefere reduzir os custos do prato, mudando suas matérias e com isso reduzindo sua qualidade. Obviamente aqueles clientes que buscavam aquele prato específico, sentem a diferença e acabam não voltando mais. 

    Portanto muita atenção ao mudar seus produtos na busca pela redução de custos e aumento de lucratividade. É preciso compreender que ao tomar a atitude de redução de custos, temos que pesquisar muito, negociar muito com fornecedores para efetivamente conseguir reduzir os custos de um prato sem reduzir sua qualidade. 

    Muitas vezes essa queda de qualidade pode estar ligado ao profissional de sua cozinha. Alguns estabelecimentos quando abrem suas portas contratam um chef que formula o cardápio e treina a equipe. O problema é que esse tipo de profissional, tende a não colocar os produtos no papel criando suas fichas técnicas. Muitas vezes isso ocorre por falta de conhecimento técnico do profissional em si e  muitas veze3s isso ocorre, pois o tal chef não quer deixar "seus segredos". Em ambas situações podemos estar correndo grande risco. Para que isso não ocorra é imprescindível que antes de precificar seu menu, sejam feitas e avaliadas as fichas técnicas, pois elas irão auxiliar no processo de precificação fornecendo o CMV e posteriormente em manter o padrão de qualidade, já que a receita do produto que foi aprovada no início das operações será sempre a mesma e de PROPRIEDADE do restaurante e não do chef que as criar. 





ACESSE NOSSOS CURSOS ATRAVÉS DO LINK:
http://phixtreinamentos.eadbox.com/cu...
Se PROFISSIONALIZAR nos dias de hoje é ESSENCIAL para se diferenciar no MERCADO. Aproveite essa OPORTUNIDADE fazendo seu curso em uma EMPRESA que POSSUI mais de 11 ANOS NO MERCADO atuando em ESCOLAS RENOMADAS, Faculdades de GASTRONOMIA, além da EXPERIÊNCIA de IMPLANTAR e reformular mais de 100 estabelecimentos de ALIMENTAÇÃO no Brasil e América do Sul.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Visite nosso site: www.phixconsultoria.com.br
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultor...
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogs...
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p