Pular para o conteúdo principal

QUANTO DEVE FATURAR UM RESTAURANTE?

    A abertura de um novo negócio de alimentação é sempre envolta de muitas dúvidas e questionamentos. Acertar de primeira e conseguir rentabilizar nos primeiros meses de abertura é o grande objetivo e o grande desafio dos bares e restaurantes. Dentre os questionamentos mais comuns, está o quanto o estabelecimento deveria faturar para poder ser saudável e suportar o crescimento da marca. Dentre as contas mais comuns que fazemos nessa situação, é o ponto de equilíbrio que nos fornece o número que devemos faturar para pagar todas as contas, porém sem oferecer lucros. Agora, se você quer saber quanto seu estabelecimento pode lhe oferecer ou quanto ele deve faturar para operar com lucro temos que fazer contas diferentes.

    Imagine que você está montando um estabelecimento com 100 lugares, ou seja, 100 cadeiras distribuídas nas mesas. Para tanto, estabeleceu uma equipe, e fez as previsões de custos fixos e insumos gerais. Nesse ponto, ao estabelecer o cálculo do ponto de equilíbrio, você ficará sabendo então, quanto deve faturar para pagar suas contas. Mas será que o número de lugares e o ticket médio esperado são suficientes para cobrir esses custos e oferecer um bom lucro? Para isso temos que calcular o potencial de faturamento máximo do estabelecimento e esse é o objeto de nosso texto e vídeo! Esse número irá nos dizer qual o máximo que estabelecimento que estamos projetando poderá faturar por dia, semana, mês ou ano. Dessa forma conseguimos avaliar se é possível absorver crescimentos, ou mesmo ter bons lucros com o negócio.

    Para estabelecer esse número precisamos de 3 variáveis importantes em um restaurante. A primeira delas é o número de lugares, a segunda é o ticket médio ou uma previsão para o ticket médio e a terceira variável é a rotatividade esperada para o estabelecimento. Essa rotatividade depende de uma série de fatores, como o tipo de estabelecimento, o tipo de comida oferecida e justamente o ticket médio. Para ser mais claro, a rotatividade é o número de vezes que uma cliente ocupa um lugar à mesa durante um período de serviço.

    Ao estabelecer as 3 variáveis, devemos então partir para a fórmula. Que nesse caso é bastante simples. Basta multiplicar o número de lugares pelo ticket médio, após obter o resultado, devemos então, multiplica-lo pela rotatividade. Nesse caso temos então o potencial de faturamento para um serviço no dia, por exemplo, almoço. Se quiser obter o potencial de faturamento da semana, bastante multiplicar o resultado obtido pelo número de dias que você estará aberto no almoço. Se quiser saber o potencial para 1 mês, faça a mesma coisa, porém pensando nos dias que estará aberto no mês. O ideal é que se faça os turnos (almoço e jantar) separados e depois somá-los. Pois normalmente os tickets médios e tempo de permanência dos clientes é diferente dependendo do horário que o cliente está no restaurante. De uma maneira geral, normalmente os jantares possuem ticket médio mais elevado, porém a rotatividade dos lugares é menor, já que o cliente fica mais tempo na mesa.





ACESSE NOSSOS CURSOS ATRAVÉS DO LINK:

Se PROFISSIONALIZAR nos dias de hoje é ESSENCIAL para se diferenciar no MERCADO. Aproveite essa OPORTUNIDADE fazendo seu curso em uma EMPRESA que POSSUI mais de 11 ANOS NO MERCADO atuando em ESCOLAS RENOMADAS, Faculdades de GASTRONOMIA, além da EXPERIÊNCIA de IMPLANTAR e reformular mais de 100 estabelecimentos de ALIMENTAÇÃO no Brasil e América do Sul.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultor...
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogs...
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p