Pular para o conteúdo principal

O QUE É UM RESTAURANTE EXECUTIVO? - Gestão de Restaurantes - Pedro Ramos

    Os restaurantes executivos são os tipos de restaurantes mais banalizados do mercado. Muita gente utiliza esse formato e não conhece suas características e muitas outras utilizam a nomenclatura, mas não exercem em sua extensão.

    De uma forma bem simples e direta os restaurantes executivos são aqueles que servem o famoso PF ou prato feito. Se preferir deixar mais sofisticado, podemos chamar de empratado. Aquele tipo de serviço, onde o cliente escolhe um prato composto pela proteína e os acompanhamentos. São montados na cozinha e entregues ao cliente de forma que aquela quantidade coloca é o que o cliente comprou e que não é permitido reposição ou repetir a refeição. Inclusive, sempre conselho meus clientes à oferecer uma combinação de opções, como por exemplo adicionar uma salada, uma sobremesa ou até mesmo uma bebida no pacote.

    O nome executivo se deve ao tipo de cliente muito comum nesses estabelecimentos que eram executivos ou trabalhadores de alguma empresa em alguma determinada localidade. Muitas pessoas acreditam que por causa do nome, os restaurantes executivos servem comidas mais sofisticadas do que os tradicionais PFs, mas não é bem assim, já que ambos são exatamente a mesma coisa. Fato é que existem diversos tipos de restaurantes executivos, restaurantes mais sofisticados e outros mais simples. Alguns voltados à um público mais jovem e outros voltados à um público mais velho. Isso tudo depende muita da localização escolhida pelo empresário.

    Outra característica interessante é que esse formato de negócio, encontra-se mais apropriado à regiões com comércio pungente e rico, ou estará ao lado de grandes empresas que fornecerão um fluxo constante de clientes. Como dito anteriormente, o tipo de comida executiva que será servida, vai depender do local escolhida e do público que buscará seu negócio!



CONHEÇA NOSSOS CURSOS
Se PROFISSIONALIZAR nos dias de hoje é ESSENCIAL para se diferenciar no MERCADO. Aproveite essa OPORTUNIDADE fazendo seu curso em uma EMPRESA que POSSUI mais de 11 ANOS NO MERCADO atuando em ESCOLAS RENOMADAS, Faculdades de GASTRONOMIA, além da EXPERIÊNCIA de IMPLANTAR e reformular mais de 100 estabelecimentos de ALIMENTAÇÃO no Brasil e América do Sul.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
Para entrar em contato envie um e-mail para: pedroramos.phix@outlook.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/phxconsultor...
Visite nosso blog e leia nossos artigos: https://gastronomiaprofissional.blogs...
Se inscreva em nosso canal no YouTube: Gastronomia Profissional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p