Montar um estabelecimento de alimentação, muitas vezes pode ser a saída para aqueles que desejam ter o próprio negócio ou uma alternativa àqueles que desejam ampliar suas fontes de renda diversificando suas áreas de atuação. Quando tomamos a atitude de empreender no ramo alimentício, sempre temos grandes expectativas, principalmente pelo motivo, que muitas vezes ouvi de aventureiros no ramo, que dizem que ‘’todos necessitam se alimentar, portanto restaurante é uma garantia de sucesso’’. Infelizmente, como consultor do ramo de alimentação sou obrigado a discordar veementemente desta máxima. O principal motivo de minha refuta é que ainda não possuímos mão de obra especializada para todas as áreas de atuação de um restaurante. Assim, quando um desses aventureiros se depara com a baixa qualidade dos colaboradores e com o alto ‘’turn over’’ (troca de funcionários) se desesperam, pois não conseguem implantar aquela meta de qualidade de produtos e serviço necessários que desejavam.
Como tudo no mundo, sempre há uma solução e para este caso não é diferente. É importante deixar claro que existem soluções, mas não existem milagres. O melhor caminho é TREINAMENTO. O conceito de difícil de ser compreendido em sua cronologia histórica, porém sabe-se que a partir da revolução industrial os treinamentos de equipe se tornaram cada vez mais indispensáveis. E pode-se afirmar também que muitas empresas estão, hoje mais evoluídas quando falamos em treinamentos que outras. E isso é fácil de notar no mercado. Normalmente empresas que investem em treinamentos constantes atingem resultados mais próximos aos projetados do que àquelas que secundarizam sua importância.
Os principais objetivos dos treinamentos são manutenção do quadro de funcionário diminuindo o numero de trocas e principalmente a manutenção da qualidade dos produtos e serviços do estabelecimento. Em minhas aulas, sempre uso uma frase que ajudar a definir a importância de se atualizar constantemente: ‘’nunca podemos confiar plenamente em nossos conhecimentos, com o passar do tempo a rotina nos coloca nas chamadas ‘’zonas de conforto’’ e nos fazem esquecer coisas que muitas vezes são relevantes para nosso sucesso’’. Ou seja, se não houver a manutenção constante de treinamentos em sua empresa, sua equipe, mais cedo ou mais tarde, cairá na rotina e começará a esquecer de aspectos básicos que fazem a diferença de seu empreendimento. Isso acontece com todos os envolvidos nos processos produtivos, desde cargos gerenciais e de liderança até os garçons, copeiros e auxiliares.
Vejamos alguns dos tipos de treinamentos que irão mudar o quadro de recursos de sua empresa.
Treinamentos de lideranças
São muito importantes para a formação e a manutenção dos princípios morais e éticos que a empresa possui. Normalmente devem ser focadas em desenvolvimento de equipes que auxilia na manutenção do quadro de funcionários e na valorização dos mesmos. Outro foco pode ser nas mudanças que o estabelecimento vai sofrendo ao longo do tempo (modificação de cardápio de comidas e bebidas; promoções; eventos entre outros).
Treinamentos genéricos
Devem ser aplicados a todos os funcionários da empresa. Normalmente são feitos quando há uma mudança de tipologia do estabelecimento ou mudanças nas políticas empregatícias. Mas também podem ser aplicados em treinamentos de desenvolvimento de equipes, onde são aplicadas dinâmicas para interação de diferentes setores.
Treinamentos específicos
Esse tipo de treinamento como o próprio nome diz, é destinado a temas específicos e consequentemente para setores específicos. Por exemplo, um treinamento de atendimento ao cliente destina-se aos funcionários que tem contato com clientes. Se for feito um treinamento prático de novos pratos, se destina aos funcionários da cozinha.
Treinamentos administrativos
Normalmente é aplicado a setores como estoque ou contas a pagar e receber. Adotamos aqui treinamentos específicos ao setor administrativo e serve para corrigir falhas dos sistemas implantados ou para implantar modificações no sistema utilizado. Eventualmente funcionários de outros setores como cozinha ou salão devem participar quando envolve algum aspecto de interesse do setor. Por exemplo, modificação do sistema de pedidos do restaurante para o estoque, nesse caso os colaborares da cozinha e do salão deverão participar do treinamento.
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
E-mail: pedroramos.phix@outlook.com
Tel: +55 (19) 9 9664 6572
Comentários
Postar um comentário