Pular para o conteúdo principal

A importância dos treinamentos no desenvolvimento de equipes





        Montar um estabelecimento de alimentação, muitas vezes pode ser a saída para aqueles que desejam ter o próprio negócio ou uma alternativa àqueles que desejam ampliar suas fontes de renda diversificando suas áreas de atuação. Quando tomamos a atitude de empreender no ramo alimentício, sempre temos grandes expectativas, principalmente pelo motivo, que muitas vezes ouvi de aventureiros no ramo, que dizem que ‘’todos necessitam se alimentar, portanto restaurante é uma garantia de sucesso’’. Infelizmente, como consultor do ramo de alimentação sou obrigado a discordar veementemente desta máxima. O principal motivo de minha refuta é que ainda não possuímos mão de obra especializada para todas as áreas de atuação de um restaurante. Assim, quando um desses aventureiros se depara com a baixa qualidade dos colaboradores e com o alto ‘’turn over’’ (troca de funcionários) se desesperam, pois não conseguem implantar aquela meta de qualidade de produtos e serviço necessários que desejavam.

Como tudo no mundo, sempre há uma solução e para este caso não é diferente. É importante deixar claro que existem soluções, mas não existem milagres. O melhor caminho é TREINAMENTO.  O conceito de difícil de ser compreendido em sua cronologia histórica, porém sabe-se que a partir da revolução industrial os treinamentos de equipe se tornaram cada vez mais indispensáveis. E pode-se afirmar também que muitas empresas estão, hoje mais evoluídas quando falamos em treinamentos que outras. E isso é fácil de notar no mercado. Normalmente empresas que investem em treinamentos constantes atingem resultados mais próximos aos projetados do que àquelas que secundarizam sua importância.

Os principais objetivos dos treinamentos são manutenção do quadro de funcionário diminuindo o numero de trocas e principalmente a manutenção da qualidade dos produtos e serviços do estabelecimento. Em minhas aulas, sempre uso uma frase que ajudar a definir a importância de se atualizar constantemente: ‘’nunca podemos confiar plenamente em nossos conhecimentos, com o passar do tempo a rotina nos coloca nas chamadas ‘’zonas de conforto’’ e nos fazem esquecer coisas que muitas vezes são relevantes para nosso sucesso’’. Ou seja, se não houver a manutenção constante de treinamentos em sua empresa, sua equipe, mais cedo ou mais tarde, cairá na rotina e começará a esquecer de aspectos básicos que fazem a diferença de seu empreendimento. Isso acontece com todos os envolvidos nos processos produtivos, desde cargos gerenciais e de liderança até os garçons, copeiros e auxiliares.

Vejamos alguns dos tipos de treinamentos que irão mudar o quadro de recursos de sua empresa.

Treinamentos de lideranças

São muito importantes para a formação e a manutenção dos princípios morais e éticos que a empresa possui. Normalmente devem ser focadas em desenvolvimento de equipes que auxilia na manutenção do quadro de funcionários e na valorização dos mesmos. Outro foco pode ser nas mudanças que o estabelecimento vai sofrendo ao longo do tempo (modificação de cardápio de comidas e bebidas; promoções; eventos entre outros).


Treinamentos genéricos

Devem ser aplicados a todos os funcionários da empresa. Normalmente são feitos quando há uma mudança de tipologia do estabelecimento ou mudanças nas políticas empregatícias. Mas também podem ser aplicados em treinamentos de desenvolvimento de equipes, onde são aplicadas dinâmicas para interação de diferentes setores.


Treinamentos específicos

Esse tipo de treinamento como o próprio nome diz, é destinado a temas específicos e consequentemente para setores específicos. Por exemplo, um treinamento de atendimento ao cliente destina-se aos funcionários que tem contato com clientes. Se for feito um treinamento prático de novos pratos, se destina aos funcionários da cozinha.


Treinamentos administrativos

Normalmente é aplicado a setores como estoque ou contas a pagar e receber. Adotamos aqui treinamentos específicos ao setor administrativo e serve para corrigir falhas dos sistemas implantados ou para implantar modificações no sistema utilizado. Eventualmente funcionários de outros setores como cozinha ou salão devem participar quando envolve algum aspecto de interesse do setor. Por exemplo, modificação do sistema de pedidos do restaurante para o estoque, nesse caso os colaborares da cozinha e do salão deverão participar do treinamento.


Pedro Ramos 
Chef e Consultor da PhiX Consultoria
E-mail: pedroramos.phix@outlook.com
Tel: +55 (19) 9 9664 6572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p