Sou consultor e empresário e há
mais de 10 anos trabalho com consultoria para hotéis restaurantes; bares, ou
seja, tudo que envolve alimentos e bebidas. Ao longo desses anos já atendi
diversos clientes em muitos estados brasileiros com diferentes perfis e resolvi
então, escrever um artigo relacionando dúvidas e mitos que enfrentei e que,
muitas vezes, afastam empresários e gestores do ramo de alimentação de
profissionalizarem e crescerem com o auxilio de uma consultoria especializada.
Mito 1
Consultoria gastronômica é cara?
Falso.
O valor de uma consultoria depende sempre do tamanho do projeto e dos serviços
que serão efetuados. Não existe regra para precificar uma consultoria, existi
sim, ética e respeito ao ‘’bolso’’ do contratante. Consultoria não deve ser
cobrada por hora (se seu consultor cobra por hora, fuja dele), deve ser cobrada
por serviço, assim fica mais honesto com o empresário que contratou e se
elimina a possibilidade do consultor fazer horas sem necessidade. Uma boa
consultoria retorna o valor investido pelo contratante em economias e melhorias
prestadas ao estabelecimento. Por exemplo: Contratando o serviço de elaboração
de cardápio o consultor deve oferecer cardápios eficientes que facilitem e
melhorem as compras e a gestão do estoque. Essa economia deve, consequentemente
ao longo do período dos serviços, pagar o investimento na consultoria.
Mito 2
Qualquer chef de cozinha pode prestar consultoria?
Em
tese sim, mas em realidade não. Chefs de cozinha são especializados em gerir
restaurantes no dia a dia. Já consultores especializados (que normalmente são
também chefs de cozinha) estudam e se especializam em gestão e em docência para
que possam prestar seus serviços com mais organização, controle e ensinar com
mais conhecimento de causa os colaboradores do contratante. Contratar qualquer
chef para prestar consultoria é o mesmo que ir a um clínico geral para curar um
câncer, ele até sabe da doença, conhece suas causas e efeitos, mas não é
especialista no assunto. Portanto cuidado, Chef de cozinha NÃO é consultor.
Mito 3
Consultoria melhora os produtos e serviços somente no período da consultoria?
Mito.
Uma boa consultoria cria laços com os clientes e deixa marcas eternas na vida
dos restaurantes. Uma consultoria bem feita realmente modifica a organização e
as ações dos colaboradores e gestores, profissionalizando os serviços e
processos dentro do estabelecimento, proporcionando ua melhora continua e de
longo prazo. Se você contratou uma consultoria e logo após o término as coisas
voltaram ao que era antes, é porque você não contratou um profissional
especializado em gestão de restaurantes. Uma consultoria profissional deve ter
metodologia e processos de implantações de novos procedimentos bem definidos e
pautados em cronogramas e ferramentas de gestão de projetos.
Mito 4
Consultoria é garantia de sucesso?
Em
partes. Para garantir o sucesso de uma consultoria é preciso que todos os
integrantes da equipe do estabelecimento estejam engajados na causa. É preciso
criar a consciência da mudança e abrir as portas para o novo. Jamais contrate
uma assessoria especializada se não está apto a entender que será preciso
abandonar velhos costumes (por mais que pareçam eficientes) para dar lugar à práticas
mais modernas e sustentáveis. Consultoria não é milagre, consultoria é
conhecimento profissional aportado em sua empresa, por isso não abra as portas
para qualquer um, pesquise e conheça melhor as opções do mercado e opte por
aqueles que são especialistas em desenvolver restaurantes.
Seguindo
essas dicas você vai ver que contratar profissionais especializados em gestão e
operações de restaurantes vai fazer a diferença no seu negócio!
Pedro Ramos
Chef e Consultor da PHX Consultoria
Tel: +55 (19) 996 646 572
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