Pular para o conteúdo principal

Tiramisu - História e Receita



     Como toda receita tradicional ao redor do globo terrestre, o tiramisu é um doce que possui por traz de delicadeza e peculiaridade de ingredientes, uma história rica e cheia de surpresas.

    Existem muitas versões sobre sua criação, mas a mais empolgante e diferente, diz que o doce foi criado originalmente na região da Toscana, mais precisamente em Florença,  em homenagem a família Médici que acabava de assumir o controle da região italiana. De acordo com as versões estudadas, o doce, que era chamado de “Zucca del Duca”, teria sido criado pensando na fertilidade de Cosme III de Médici e que lhe proporcionou três herdeiros.

   Outra versão conta que foi criada na segunda guerra mundial com o intuito de ser afrodisíaco e energético. Era muito consumido nos bordéis das cidades, que ficavam lotados de soldados. Mas uma terceira versão, diz que foi criado pelo restaurante “Le Becchherie” na cidade de Treviso.

    Independente de sua mística e de sua história, é fato que esta receita ficou mundialmente conhecida por sua leveza e diferenciação em aromas e sabores. Hoje em dia é possível encontra-la na maioria dos restaurantes italianos no mundo inteiro. Só nos resta apreciá-lo sem moderação!


Receita
Tiramisu tradicional
      ·         6 gemas de ovos
      ·         500 gramas de queijo mascarpone ou cream cheese
      ·         250 gramas de açúcar
      ·         200 mls de café forte (pode ser café coado ou espresso)
      ·         30 unidades de biscoito champagne
      ·         100 gramas de cacau em pó para finalizar a receita

Modo de preparo
   §  Prepare o café, deixe esfriar e reserve.
   §  Bata as gemas com a ajuda da batedeira, acrescentado o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma densa.
   §  Desligue a batedeira e com um fouet (Batedor de arame), acrescente o mascarpone ou cream cheese batendo delicadamente até obter um creme liso e homogêneo.
   §  Molhe um a um os biscoitos no café em temperatura ambiente,cuidado para não encharcar as bolachas. Passe de forma rápida pelo café. Coloque uma camada de biscoitos em uma travessa e cubra com o creme.
   §  Disponha o restante dos biscoitos, sempre passando pelo café e novamente cubra com o creme para arrematar. Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora.
   §  Na hora de servir, polvilhe com o chocolate amargo.

Dica: Se preferir acrescente um pouco de açúcar e chocolate em pó ao café. Pode acrescentar também umas gotas de baunilha ao creme de mascarpone ou cream cheese.


Pedro Ramos
Chef e Consultor da PHX Consultoria
Tel: +55 (19) 996 646 572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon...

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calo...

Qual a DIFERENÇA entre CHEF EXECUTIVO e CHEF DE COZINHA??

     Uma das grandes dúvidas que temos no mercado da gastronomia é sobre a função dos colaboradores que trabalham dentro dos restaurantes. No nosso canal do Youtube, sempre que falamos sobre as profissões da gastronomia, chove de comentários que ainda não compreendem exatamente se estão trabalhando na função correta ou se estão fazendo as tarefas de outro cargo. Dentre todos os cargos e funções, a que mais causa confusão é a de Chef Executivo. Muitos profissionais que são chefs de cozinha ou líderes de cozinha se auto intitulam chefs executivos e propagam aos setes ventos que o são. Mas, em primeiro lugar a função de chef executivo é bastante rara no Brasil e é preciso algumas prerrogativas essenciais para poder ostentar esse cargo. Vamos entender quais são essas prerrogativas e elucidar todas as dúvidas.       Antes de mais nada é preciso descrever o papel do chef de cozinha e quais são as tarefas que ele executa ao longo e sua jornada de trabalho. Al...