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Os 5 ralos que levam seu lucro embora




                   CRISE! Essa palavra vem assustando brasileiros de todos os setores da economia! Com o mercado de alimentos e bebidas não é diferente. Donos de restaurantes e hotéis estão vendo seus lucros diminuírem a cada mês e muitos começam a ficar preocupados com os futuros de seus estabelecimentos. Para tentar amenizar um pouco essa angústia trouxemos algumas dicas de como encontrar alguns dos ralos por onde pode estar escoando seu dinheiro.
                Primeiro aspecto importante para se compreender em momentos como esse, é que temos que nos aprender a lidar com o novo momento e, portanto reduzir os custos proporcionalmente a redução da receita. ISSO NÃO SIGNIFA DIMINUIR A QUALIDADE. Digo isso, pois muito começam a cortar custos onde, na verdade diminuem a qualidade. Pensam em números e não em EFICIÊNCIA. Aqui abordaremos a eficiência como principal meio de reduzir custos!

1° RALO – Compras
                Nos muitos empreendimentos que prestamos serviços os maiores ralos estavam nas compras. Sim, este é um dos maiores problemas dos estabelecimentos de alimentação. Compradores que não fazem cotações, ou proprietários que compram a ‘’olho’’ estão entre as principais causas de altos custos das matérias primas. Mas a boa notícia é que com simples medidas e acompanhamento esse ralo pode ser tampado sem maiores mudanças. A cotação de preços e parte integrante da função daquele que é responsável pela compra, independente de suas atribuições, já ouvi muito proprietário (responsável por compras) dizer que não tem tempo para isso ou que já compra há muito tempo com determinado fornecedor e é ai que mora o perigo. É preciso comprar sempre avaliando o custo x benefício para que a compra seja a melhor possível. Não negligencie essa que uma das mais importantes atribuições num restaurante.

2° RALO – Recebimento e armazenamento de mercadorias.
                Muitos estabelecimentos alimentícios negligenciam esta etapa fundamental do ponto de vista logístico de um restaurante. É no recebimento e no armazenamento de mercadorias que começamos a controlar a qualidade de nossos produtos. Quando não prestamos atenção nesta etapa, os fornecedores se aproveitam da situação e utilizam seu estabelecimento como ‘’desovador’’ de mercadorias ruins. Isso implica em menor tempo de armazenagem e consequentemente em maior numero de perda de produtos vencidos e fora de condições de uso.

3° RALO – Uso inadequado de equipamentos
                Comprar equipamentos é fácil, hoje em dia temos inúmeras linhas de credito para tal e as empresas que produzem equipamentos para cozinha cada vez mais facilitam pagamentos para poder vender. Mas será que estamos comprando o equipamento correto para a função correta? Será que seu estabelecimento realmente necessita de tal equipamento? Essas são perguntas que somente um especialista (vendedor de equipamentos não é especialista) poderá responder com uma margem de acerto maior. Quantidade de geladeiras e freezers, fornos e máquinas de lavar louça muitas vezes podem parecer ótimos para seu estabelecimento, mas podem ser um ralo de custo que você nem imagina. Dependendo do tamanho do seu estabelecimento ou do tipo de comida e cardápio que serve eles podem ser úteis ou não. Vejamos um exemplo: Um restaurante pequeno comercial que serve até 60 refeições dia, não tem necessidade de ter um forno combinado, já que não tem demanda para isso. Ou um pequeno café que serve salgados, doces e cafés, não tem necessidade de ter uma máquina de lavar louças. OBS: Tudo depende da avaliação de um especialista, os exemplos são somente para expressar algumas situações genéricas.

4° RALO – Cardápio ineficiente e estoque enorme
                Na hora de montar um restaurante, a parte mais legal e divertida é montar cardápio. É onde colocamos o sonho no papel e onde parece que o estabelecimento realmente toma forma e tem propósito. O problema é que o sonho pode virar pesadelo quando o estabelecimento começa a funcionar. Normalmente quando montamos u cardápio temos expectativas de que os clientes irão adorar determinados pratos e na maioria das vezes não é o que acontece. E é no seu estoque e principalmente no seu caixa que o problema aparece. Montar cardápio sem pensar na sua eficiência e aproveitamento e praticamente suicídio. Cardápios longos exigem estoques grandes e difíceis de gerir, provocando perdas frequentes. Ou pior quando o cliente pede aquele prato que quase não é pedido, servimos produtos velhos que estão no estoque há muito tempo. Portanto gestão do cardápio é essencial para fechar esse ralo de lucro.

5° RALO – Mão de obra inchada
                Antes de qualquer contratação é preciso avaliar as funções que serão necessárias em seu estabelecimento e junto a isso ver o quanto cada funcionário de cada função tem capacidade para executar diferentes tarefas. Pensando dessa forma evitamos ficar como quadro de funcionários inchado e ocioso. Essa não é uma tarefa fácil, pois a capacidade de cada funcionário exercer diferentes funções é subjetivo e depende de cada pessoa, por isso a importância de se elaborar um quadro de funções e tarefas bem definidos e cobrar de sua equipe o seguimento desse quadro e tão importante quanto comprar equipamentos adequados. Vejo muitos estabelecimentos que muitas vezes contrata novos colaboradores somente porque os atuais estão pedindo e não avaliam a real necessidade. O problema é que quando se dá conta o quadro está com muito mais funcionário do que realmente se necessita e a folha de pagamento está estourando o valor adequado e levando embora seu lucro. E lembre-se sempre, se custa caro manter um funcionário, custa mais caro ainda manda-lo embora. Portanto é melhor contratar somente quando realmente for necessário.
                Para finalizar o texto, gostaria de dizer que, escrito, as tarefas parecem fáceis de ser aplicadas e te trarão um resultado eficiente e rápido. Infelizmente não são tão simples assim, primeiramente o ideal e contratar uma empresa especializada em gestão e implantação de estabelecimentos de alimentos e bebidas para te auxiliar em tais mudanças e para que tais mudanças sejam efetivas e duradouras e não medidas paliativas que logo esquecemos, voltando ao que era antes.  Assim seu negócio estará garantido e dará sempre um lucro satisfatório.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PHX Consultoria
Tel: +55 (19) 996 646 572

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