Pular para o conteúdo principal

Gestão de cardápios - O segredo do sucesso!!






              Desde o nascimento dos restaurantes, os cardápios viraram parte fundamental do sucesso desses estabelecimentos. Não servem somente para informar seus clientes sobre as opções disponíveis para a refeição nem como objeto de decoração. Atualmente, trabalhar cardápios com eficiência e profissionalmente, pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo. São tão importantes no contexto de um restaurante que é matéria nas faculdades de gastronomia, e serviço especifico prestado por consultorias especializadas. Hoje passarei algumas dicas de como aperfeiçoar a utilização dos cardápios, trabalhando tanto a qualidade oferecida aos comensais quanto ajudando a diminuir os custos e aumentando os lucros de estabelecimentos de alimentação.

Foco
                A gastronomia mundial é muito rica e diversificada, a quantidade incontável de pratos, ingredientes e especiarias muitas vezes pode ser uma tentação na hora de criar de cardápios. Por isso, sempre orientamos gestores a tentar manter o foco naquilo que é a natureza do restaurante. Para sem mais simples, quando se cria um estabelecimento de alimentação, normalmente, tem-se em mente uma culinária regional ou tipologia e isso influência diretamente na escolha do cardápio. Por exemplo, podemos escolher uma linha de acordo com a culinária regional montar um restaurante italiano, mexicano, crepes, hamburgueria, árabe entre outros. Em restaurantes self service, a escolha do cardápio fica mais diversificada, pois o objetivo é justamente, variar o cardápio no dia a dia.

Quantidade de pratos
                Talvez esse seja um dos fatores mais importantes para a obtenção de eficiência de um cardápio. Cardápios que possuem muitas opções de proteínas e vegetais são causadores de diversos problemas operacionais e de armazenamento. Menus extensos representam grandes estoques, e grandes estoques representam muita dificuldade para a gestão. Neste caso podem ocorrer duas possibilidades, a primeira, que é a mais usual, temos no cardápio um ou dois pratos que chamamos de ‘’carro chef’’. São aqueles pratos que tornam uma casa famosa e que fazem seus clientes voltarem só para se refastelarem novamente. Mas o que acontece é que as outras receitas do cardápio empacam e não vendem, mas nos obrigam a manter seus estoques de matéria prima.

Sazonalidade
                A qualidade total é o que se espera na elaboração dos pratos de um menu. Portanto o frescor dos alimentos é parte essencial do processo na hora de montar um meu. Para nos ajudar nesta tarefa, trabalhamos com a tabela da sazonalidade. A sazonalidade dos ingredientes é o que chamamos de período de safra ou colheita, quando os alimentos estão em sua melhor época do ano para o consumo. Dessa forma obtemos produtos mais frescos e saudáveis e com um custo mais baixo, já que os temos em grande quantidade no mercado. Para um bom cozinheiro este é um conhecimento de grande importância na formação do seu senso de sustentabilidade na cozinha.

Aproveitamento integral
                A montagem de um cardápio exige, dentre outros quesitos, saber sobre os diferentes métodos de cocção dos alimentos e as diferentes formas como podem ser apresentados. O desperdício de partes, muitas vezes aproveitáveis, é um dos maiores problemas presentes nas cozinhas modernas. Saber aproveitar ao máximo as matérias primas, reduz a quantidade das compras e consequentemente diminui o custo d (CMV) dos pratos. Um grande exemplo é o que normalmente ocorre com o filé mignon. Por ser uma carne nobre de valor elevado, os restaurantes procuram utilizar todos os seus cortes em diferentes pratos. Ex: Filet au poivre (prato principal); iscas de mignon (entradas) ou strogonoff. O mais importante é que com um pouco de criatividade, podemos levar este conceito a boa parte dos produtos dos cardápios.
                Seguindo esses preceitos você verá como fica mais fácil elaborar cardápios mais eficientes e com custos menores, sem perder a qualidade oferecida. No próximo post veremos como precificar e analisar os custos efetivos em cardápios.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PHX Consultoria
Tel: +55 (19) 996 646 572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p