Pular para o conteúdo principal

Manuais de colaboradores – Decisivo na formação do padrão de qualidade




                Em minha carreira como consultor, professor e chef de cozinha, um dos maiores problemas que sempre encontro é a desqualificação da mão de obra. Como gosto de classificar, chamo na verdade, de falta de profissionalização do mercado gastronômico que aceita que colaboradores sem formação ou treinamento atuem em seus negócios. O pior de tudo nesse cenário é que os proprietários e gerentes, esperam que esse funcionário sem nenhum conhecimento sobre restaurantes sejam os melhores garçons, cozinheiros, auxiliares. ISSO NUNCA IRÁ ACONTECER.
                Todo e qualquer novo funcionário em um restaurante deve passar por um treinamento especifico sobre sua área de atuação e com algum profissional especializado, seja alguém da própria empresa ou um profissional de treinamentos terceirizado. Quando pensamos em estabelecimentos de alimentação, um dos nossos objetivos é criar uma boa reputação, uma identidade nos produtos e serviços que oferecemos. Para que isso ocorra é preciso de padrão de atendimento e padrão nos pratos e bebidas.
                Mas como criar um padrão de produtos e serviços? Muitos empresários me fazem essa pergunta e é aqui que atuamos com grande potencial de acerto. A resposta à pergunta acima, esta nos treinamentos e manuais dos cargos. Isso mesmo, manual de cargo, esse pequeno livreto é esquecido ou nem é conhecido pela maioria dos estabelecimentos de alimentação e poderia ser a salvação de muitos empresários com problemas de atendimento e padrão de produtos. O manual de cargo ou manual do colaborador é o guia que auxiliará o treinador e o novo funcionário a compreenderem os padrões que o estabelecimento adota.
                Abaixo veremos quais são os itens de maior importância que devem estar presentes nos manuais de cargos.
  ü  Missão, visão e valores do estabelecimento: Ajuda o funcionário a entender que tal empresa preza tem um papel na sociedade.
  ü  Histórico da empresa: Mostra ao colaborador que a empresa não surgiu de um dia para o outro. Mostra que o histórico deve ser respeitado e valorizado, e muitas vezes utilizados nos serviços de atendimento ou produtos (Prato característico da casa, por exemplo).
  ü  Regras de recursos humanos: Aqui são explicações burocráticas de registro; salários e benefícios que o colaborador recebe da empresa. Tudo que for relacionado a RH deve estar nessa parte do manual.
  ü  Organograma da empresa e plano de carreira: Essa parte mostra ao futuro colaborador onde ele se encontra na ordem hierárquica do empreendimento. Além de mostra quais as possibilidades de crescimento de carreira.
  ü  Produtos e serviços da empresa: Você pode anexar junto à este item todos os cardápios que o restaurante possuir (Carta de bebidas; cardápios festivos e especiais e o cardápio comum)
  ü  Direitos e deveres e regras do estabelecimento: Aqui fica claro o que será abordado, todas as regras que o estabelecimento possuir deve estar neste item, inclusive regras exclusivas ao cargo.
  ü  Passo a passo do serviço que o funcionário ira desempenhar: Para que o funcionário inicie seus serviços com o mínimo de erro, é muito importante tentar detalhar suas funções com uma linguagem fácil e intuitiva.
  ü  Avaliação: Muitos manuais contam com um pequeno questionário com perguntas e situações para ser aplicado após a primeira semana de serviço e após os treinamentos práticos. Isso ajuda a consolidar o conteúdo passado e a mostrar ao colaborador a importância do aprendizado continuo.
                Algumas publicações pedem mais itens no manual do colaborador, mas isso vai depender primeiramente da complexidade de funcionamento da empresa em questão. O importante é que a partir do momento que os manuais começam a funcionar com efetividade, muitas mudanças importantes ocorrem, e a principal delas e na melhora dos índices de aprovação dos clientes. Outra melhora notável e no nível de satisfação dos próprios colaboradores, pois o manual facilita suas funções e minimiza os erros.

Pedro Ramos
Chef e Consultor da PHX Consultoria

Tel: +55 (19) 996 646 572

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como deixar seu cardápio visualmente mais atrativo?

Um restaurante de sucesso se atenta a diversos detalhes que complementam o que chamamos de experiência do cliente. Dentre elas podemos citar a qualidade do atendimento, limpeza dos banheiros, qualidade da comida e das bebidas, limpeza do salão e a beleza e decoração do mesmo. Dizemos que a satisfação do cliente se encontra nos pequenos detalhes que ele vai sentindo e experienciando ao longo de sua visita a nosso estabelecimento. Dessa forma marcamos de certa forma aquele momento em sua lembrança. Um dos detalhes principais notados pelos clientes e que podem contribuir para uma experiência positiva ou negativa e com relação a qualidade e apresentação dos cardápios. Aqui não estamos falando da comida que é apresentada no cardápio, mas sim do lay out, das cores, letras e disposição dos itens. Na maneira como nos comunicamos e na facilidade da compreensão do que está descrito nas opções propostas pelo restaurante. Pensando nessas premissas, resolvi elaborar um pequeno manual de mon

Métodos de cocção - Princípios Básicos

      Dizem por aí que os métodos de cocção são a principal essência para os chefs de cozinha. São eles que vão dizer o que o pratos será ao fim do processo de produção. Dentro da gastronomia existem vários métodos de cocção. Mas porque devemos compreender e estudar cada um deles? Pelo simples fato de que, quando elaboramos cardápios devemos variar e combiná-los para que assim tenhamos maior variação de sabores e aromas. Lembrando que os diferentes tipos de cocção também conferem diferentes aromas e sabores aos alimentos além de também conferir diferentes cores. Outro importante motivo de se conhecer os diferentes métodos de cocção é pensar na satisfação geral dos clientes. Muitas vezes recebemos hóspedes que não comem ou não gostam de comidas com gordura ou que preferem frituras, assim, variando o preparo dos alimentos conseguimos agradar a maior parte de nossos comensais (clientes). Cocção rápida ou em calor seco       A cocção rápida ou com calor seco (sem adição de água) p

Como promover eventos em seu restaurante?

Um dos temas que mais falamos em nossas aulas e a respeito da diversificação de entradas de faturamento que um restaurante deve ter. Quando falamos nesse assunto estamos propondo que o gestor traga para o estabelecimento mais fontes de faturamento que o habitual atendimento ao cliente nas mesas. Uma das fontes mais confiáveis eficientes para colocar em prática a diversificação são os eventos. Eles nos ajudam a aumentar a utilização do restaurante principalmente em momentos em que não temos tanto movimento, como por exemplo no início da semana para restaurante que tem maior movimento aos finais de semana e nos finais de semana para estabelecimentos comerciais que tem seu maior movimento durante a semana útil. Na matéria de hoje veremos como podemos trabalhar com eventos em seu restaurante. Primeiro temos que entender que só vale a pena trabalhar com eventos em seu restaurante se for para cobrir os dias ou horários de menor movimento, pois se você já tem um grande movimento, p